Historicamente a Prefeitura de Florianópolis se mostrou incompetente para fazer a gestão do Mercado Público. Incêndio, reformas caras como consequência de falta de manutenção e, agora, pedido de interdição feito pelo MP-SC. A prefeitura garante que o local é seguro.
Continua depois da publicidade
É o momento da sociedade ver como ocorre no primeiro mundo. Existem inúmeros modelos de gestão possíveis.
> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp
Uma fundação privada de interesse público ou até mesmo uma concessão onde a comunidade decida quais são as prioridades. O mercado precisa de gestão profissional, com metas, indicadores e sem influência política.
Não tem cabimento que, após mais de R$ 10 milhões em obras iniciadas em 2013 e concluídas em 2015, e com a construção da cobertura metálica automatizada, por mais R$ 4,2 milhões, este monumental prédio histórico esteja nestas condições. Um comerciante do local ouvido pelo Bom Dia Santa Catarina, da NSC TV, disse que a cobertura retrátil não funciona. “Ela abre e fecha de acordo com o vento”, afirmou.
Continua depois da publicidade
Os problemas hidráulicos e elétricos identificados na central de alarmes contra incêndio, que pararam de funcionar; e os demais problemas encontrados são resolvidos com manutenção preventiva e planejamento.
É muito comum na Europa e Estados Unidos, por exemplo, uma fundação ou entidade privada, sem fins lucrativos, administrar hospitais, museus e até sistemas de abastecimento de água.
O sucesso desse modelo se explica na total transparência, governança, gestão profissional, cobrança por resultados e interesse público.
Está mais do que na hora da cidade pensar nisso.
Alvará dos Bombeiros
Na tarde desta sexta (17), a assessoria da prefeitura de Florianópolis divulgou nota informando que o Mercado Público recebeu o alvará do Corpo de Bombeiros. Confira o comunicado:
Continua depois da publicidade
“O Mercado Público de Florianópolis recebeu a autorização do Corpo de Bombeiros de Santa Catarina para funcionamento na tarde desta sexta-feira, 17 de setembro. Uma empresa contratada pela Prefeitura realizou todas as adequações emergenciais do sistema preventivo de incêndio. Outras melhorias, já contratadas, seguirão acontecendo para reforçar ainda mais a prevenção contra sinistros.”
Leia também
Casas de shows em Florianópolis pagam taxa de lixo mesmo sem funcionar
Seguro de carro tem novas regras; saiba quais
Acidentes de motos desafiam sucesso de força-tarefa de cirurgias eletivas em SC