Os corretores imobiliários de Santa Catarina criticaram a mudança para financiamento de imóveis pela Caixa. A delegação do CRECI-SC levou à Plenária do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis, na segunda-feira (14), em São Paulo, sua preocupação com as novas medidas da Caixa Econômica Federal, que restringem o crédito imobiliário. O Conselho foi representado por seu presidente, Fernando Willrich, e pelos conselheiros federais Dalmo Bardini e Gabriel Carrara.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

Com as novas condições nas operações de crédito imobiliário Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo de Pessoa Física, que entram em novembro, haverá reduções da quota de financiamento para sistema de amortização SAC (de até 80% para 70%); para amortização PRICE (de até 70% para até 50%), além da limitação no valor de imóvel aceito como garantia para até R$ 1,5 milhão.

Cidades de SC com potencial de valorização imobiliária

Na avaliação do CRECI-SC, essa decisão obrigará o comprador a dar um valor maior de entrada nos imóveis, o que levará a uma desaceleração nos negócios. Quem quiser manter o valor da entrada no imóvel mais baixo poderá recorrer aos bancos privados, que em alguns casos financiam até 90% do total do imóvel.

Leia Mais

Gigante do atacarejo em SC sorteia R$ 500 mil em “raspadinha digital”

Continua depois da publicidade

Por que moradores ignoram parque com vista fantástica de Florianópolis

Cinco cidades “fora do óbvio” em SC com alto potencial de valorização imobiliária