Os corretores imobiliários de Santa Catarina criticaram a mudança para financiamento de imóveis pela Caixa. A delegação do CRECI-SC levou à Plenária do Conselho Federal dos Corretores de Imóveis, na segunda-feira (14), em São Paulo, sua preocupação com as novas medidas da Caixa Econômica Federal, que restringem o crédito imobiliário. O Conselho foi representado por seu presidente, Fernando Willrich, e pelos conselheiros federais Dalmo Bardini e Gabriel Carrara.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
Com as novas condições nas operações de crédito imobiliário Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo de Pessoa Física, que entram em novembro, haverá reduções da quota de financiamento para sistema de amortização SAC (de até 80% para 70%); para amortização PRICE (de até 70% para até 50%), além da limitação no valor de imóvel aceito como garantia para até R$ 1,5 milhão.
Cidades de SC com potencial de valorização imobiliária
Na avaliação do CRECI-SC, essa decisão obrigará o comprador a dar um valor maior de entrada nos imóveis, o que levará a uma desaceleração nos negócios. Quem quiser manter o valor da entrada no imóvel mais baixo poderá recorrer aos bancos privados, que em alguns casos financiam até 90% do total do imóvel.
Continua depois da publicidade
Leia Mais
Gigante do atacarejo em SC sorteia R$ 500 mil em “raspadinha digital”
Por que moradores ignoram parque com vista fantástica de Florianópolis
Cinco cidades “fora do óbvio” em SC com alto potencial de valorização imobiliária