Médicos e gestores dos hospitais Governador Celso Ramos, Infantil Joana de Gusmão, Nereu Ramos e a Maternidade Carmela Dutra estão preocupados com os atrasos e supostos equívocos por parte dos laboratórios terceirizados que atuam nestas unidades de saúde. Os profissionais informaram o problema ao Conselho Regional de Medicina (CRM-SC).
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O assunto foi discutido pelo CRM com representantes do Ministério Público (MP-SC). As reclamações são de descumprimento de prazos para realização de exames, erros de identificação de pacientes, equívocos nos resultados e descarte de material coletado sem a realização das análises.
Os problemas nos hospitais incluem desde a demora na conclusão de exames de cultura (importantes para diagnóstico de infecções) até a liberação de resultados sem a coleta de material para análise. Segundo o CRM-SC, reclamações já haviam sido registradas por gestores dos hospitais junto aos próprios laboratórios – mas sem respostas satisfatórias ou o encaminhamento de soluções.
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— O volume e a gravidade dos erros são muito preocupantes. Precisamos atuar para oferecer segurança aos pacientes e garantir aos médicos as condições para trabalhar com tranquilidade, sem o temor de cometer um equívoco a partir da análise de um exame com resultado errado” — diz o presidente do CRM-SC, Eduardo Porto Ribeiro.
A Secretaria Estadual de Saúde (SES) se manifestou por nota:
A Secretaria de Estado da Saúde (SES) informa que, com relação aos problemas registrados nos serviços dos laboratórios de análises clínicas que atendem hospitais da rede própria, localizados em Florianópolis, foram realizadas reuniões de trabalho e planos de ação para melhoria do serviço, além de notificações às empresas.
Providências já foram tomadas para sanar as inconsistências do serviço, tanto é que no Hospital Governador Celso Ramos e na Maternidade Carmela Dutra não houve mais problemas. As mesmas medidas estão sendo adotadas no Hospital Infantil Joana de Gusmão e no Hospital Nereu Ramos.
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