A temporada de verão 2024/2025 promete ser uma das mais movimentadas de todos os tempos em Santa Catarina. Os setores econômicos catarinenses estão se preparando para a chegada de milhões de turistas ao litoral. No caso do comércio e dos serviços, a expectativa também é bastante positiva.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
Projeção realizada pela Fecomércio SC aponta que as contratações nos dois setores devem ter um aumento de 14% entre novembro de 2024 e fevereiro de 2025 na comparação com o mesmo período da temporada passada. E vale lembrar que este crescimento ocorrerá em cima de uma base sólida, já que a temporada passada registrou uma alta de 12,9% nas admissões de trabalhadores.
Em números absolutos, deve haver 47 mil contratações a mais nas áreas do comércio e serviços, saltando de 344 mil para 391 mil, segundo a estimativa da Fecomércio SC. Na divisão por regiões, os destaques devem ficar mais uma vez para as mesorregiões do Vale do Itajaí, que engloba parte do Litoral Norte, e da Grande Florianópolis. No ano passado, elas responderam, respectivamente, por 28% e 25% das admissões, de acordo com os dados do Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados).
Para a economista da Fecomércio SC, Edilene Cavalcanti, esse desempenho é reflexo do cenário econômico favorável em Santa Catarina. Ela lembra que o estado possui a terceira menor taxa de desocupação do país, com 2,8%. Além disso, pesquisa recente mostrou que 79% dos varejistas catarinenses pretendem expandir as suas equipes nos próximos meses.
Continua depois da publicidade
“Temos uma série de indicadores que mostram o bom momento vivido pela economia catarinense. Os setores do comércio e dos serviços respondem por pouco mais de 60% das contratações ao longo de 2024 e devem seguir em ritmo forte nos próximos meses, pois são os grandes beneficiados pela chegada em massa dos turistas ao estado”, ressalta Edilene.
Leia Mais
Florianópolis terá dois empreendimentos com ponto para receber drone tripulável
Governo de SC quer limite de isenção de IPVA para pessoas com deficiência
Quem é o secretário que empresários querem manter na prefeitura de Florianópolis