A invasão dos turistas argentinos no litoral de Santa Catarina está repercutindo também no país vizinho. Maior jornal da Argentina, o diário Clarin publicou reportagem na edição deste domingo (26) sobre a presença massiva dos “hermanos” nas praias catarinenses. A publicação destaca que, nesta temporada, os argentinos representaram 22% dos visitantes em Santa Catarina. O percentual mais que dobrou em relação ao verão passado, quando eram 10%. Os dados constam em levantamento realizado pela Fecomércio SC.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
O texto destaca que a principal razão para o aumento do fluxo de turistas estrangeiros é o câmbio, já que o real se desvalorizou 27% frente ao dólar em 2024. “É possível ver nas ruas, nas praias, nas lojas, nos bares, restaurantes e supermercados: os argentinos invadiram o litoral de Santa Catarina, cuja capital é Florianópolis”, diz a reportagem.
Canasvieiras é a praia mais “argentina” de Florianópolis
A publicação também destaca o aumento do número de voos para a capital catarinense, afirmando que houve um aumento de 63% na oferta internacional. “Ainda que a maioria dos estrangeiros siga chegando pelas estradas, o crescimento de voos foi importante”, afirma o texto.
Continua depois da publicidade
Outro ponto salientado é o aumento de 37% no gasto médio por grupo de turistas estrangeiros, saltando de R$ 8.416,00 para R$ 11.532,00. “Essa temporada está lembrando os anos 1990, quando os argentinos tinham muito poder de compra pela paridade entre o peso e o dólar”, afirma Hélio Dagnoni, presidente da Fecomércio SC.
Leia Mais
Argentinos “driblam” Milei e fazem algo inusitado para pagar menos no comércio brasileiro
Praia badalada de SC terá condomínio de oito torres de luxo e estilo Versace