O campus da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) amanheceu tomado de lixo nesta quinta-feira (21) após a realização de uma festa promovida pelo Centro Acadêmico Livre de Serviço Social (Caliss) e pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) na noite de quarta-feira (20), véspera de feriado de Tiradentes. O evento ocorreu em menos de uma semana após a voltas às aulas presenciais na graduação da UFSC depois de mais de dois anos de ensino remoto.
Continua depois da publicidade
> Transporte elétrico é a nova “aposta” da Grande Florianópolis em Semana de Mobilidade
> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
A página no Facebook do DCE LuísTravassos, na divulgação da MANIFESTA, informou sobre a promoção de cachaça:
“Já tomou a 2ª dose da vacina para a COVID-19, mas ainda não chegou o seu tempo de tomar a 3ª dose? Não se preocupe! Aqui você toma a 1ª, 2ª, 3ª e a 4ª dose (de cachaça)! Na compra de 3 doses de cachaça você ganha a 4ª. Não perca tempo e venha tomar a sua”.
Continua depois da publicidade
> O que está por trás do novo aumento “surpresa” no preço da gasolina em SC
O Gabinete da Reitoria se manifestou por nota:
Os eventos dessa natureza dependem de autorização das direções de unidades, quando ocorrem nos Centros de Ensino.
No caso da sede do Diretório Central dos Estudantes, a responsabilidade é do próprio DCE. Caso seja identificada alguma ocorrência que envolve patrimônio público, haverá o devido processo de apuração e os responsáveis, se identificados, deverão responder pelos seus atos.

Esse tipo de evento, com o rescaldo de lixo deixado após a realização da festa, ajuda ainda mais a comprometer a imagem da UFSC, que tanto nos orgulha com a sua história e capital humano. De fato, a imagem da universidade ficou bastante desgastada com a forma na qual lidou com a pandemia e a demora em retomar as atividades presenciais, enquanto tudo já estava funcionando com os protocolos sanitários e avanço da vacinação.
O DCE da UFSC disse que a expectativa de público foi superada e realizou um mutirão de limpeza na tarde desta quinta-feira (21) após a repercussão negativa da sujeira deixada no campus.
Continua depois da publicidade
Confira a nota do DCE:
A coordenação do DCE Luis Travassos explica que a festa de ontem no campus teve participação muito superior ao planejado. A entidade lamenta e, assumindo sua responsabilidade, organizou um mutirão de limpeza para a tarde de hoje, a partir de 15h. O DCE tem disposição para cooperar com a administração central com vistas a aperfeiçoar a estrutura de limpeza do campus, com a adoção, por exemplo, de contêineres para lixo reciclável, úteis tanto para uso regular na universidade, como para o destino do lixo produzido em festas e outros eventos.
Leia Mais:
“Esse sobe o morro?” é a pergunta mais feita por usuários de App em Florianópolis
Mais da metade dos Portais de Transparência das cidades de SC são de ”aparência”
Onde estão as obras irregulares em Florianópolis; veja
Maioria das demolições de obras irregulares em Florianópolis está no Norte da Ilha