Os juízes de Santa Catarina vão votar nesta sexta-feira (26), simbolicamente, para escolher a cúpula diretiva do Poder Judiciário de Santa Catarina (PJSC). A votação simbólica é uma iniciativa da Associação dos Magistrados Catarinenses (AMC) para sinalizar o desejo dos magistrados de participação na escolha de seus dirigentes. O resultado da votação será conhecido ainda na sexta-feira.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

A votação oficial está marcada para a próxima quarta-feira (1). Conforme o Regimento Interno do TJSC, apenas os 94 desembargadores têm direito de votar.

A implementação de eleições diretas para cargos diretivos dos Tribunais de Justiça de todo o país, incluindo o direito de voto para juízes de 1º grau, é uma reivindicação defendida pelas associações da magistratura há vários anos. O assunto é tratado na PEC 187/2012, que tramita na Câmara dos Deputados e sugere que a eleição dos órgãos diretivos dos tribunais, exceto os cargos de corregedoria, ocorra por todos os magistrados vitalícios em atividade, por maioria absoluta em voto direto e secreto.

Os eleitos serão responsáveis pela gestão do PJSC no biênio 2022-2023. São candidatos à presidência os Desembargadores João Henrique Blasi e Soraya Nunes Lins.

Continua depois da publicidade

Leia Mais:

Urbanista “celebra” aniversário de buraco em Florianópolis

Liberar máscaras em locais abertos só reflete o que já é realidade em SC

Avenida Beira-Mar Norte em Florianópolis terá mais duas pistas

SC irá intensificar blitz da lei seca na temporada de verão

Quem são os russos de Palhoça