O governo italiano voltou a se comprometer com a  abertura de uma representação diplomática em Santa Catarina. Cumprindo agenda oficial no país europeu, o deputado Vicente Caropreso (PSDB), coordenador da Frente Parlamentar Catarinense SC-Itália, foi recebido nesta semana por Luigi Maria Vignali, diretor-geral para os Italianos no Exterior e Políticas Migratórias do Ministério das Relações Exteriores da Itália.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

 No encontro, Caropreso reforçou o pedido de agilidade na criação de um “Sportello Consular”, representação diplomática vinculada ao Consulado Geral da Itália para o Paraná e Santa Catarina, localizado em Curitiba.

Veja 15 fotos que mostram as belezas do turismo na Itália

Vignali se comprometeu a priorizar o pleito, considerado a principal reivindicação da comunidade ítalo-catarinense. Santa Catarina, segundo estado brasileiro com maior número de descendentes de italianos, possui mais de 110 mil cidadãos italianos e mais de 50 mil aguardam reconhecimento.

Continua depois da publicidade

Caropreso destacou que, além da emissão de passaportes, a nova estrutura visa fortalecer o intercâmbio cultural, acadêmico e tecnológico, além de ampliar as relações comerciais entre Santa Catarina e a Itália.

No final de 2023, a coluna já havia informado do início das tratativas para trazer o escritório para Santa Catarina.

Em 2025, serão celebrados os 150 anos da grande imigração italiana no estado.

Leia Mais

Hotel icônico de Florianópolis dá lugar a condomínio e imortaliza sua trajetória em livro