A pesquisa Ipec contratada pela NSC Comunicação e divulgada nesta terça-feira (20) mostra que os candidatos que conseguiram colar na imagem do presidente Jair Bolsonaro se deram bem em Santa Catarina. A constatação vale tanto para Jorginho Mello (PL), candidato ao governo, como também para Jorge Seif (PL), na disputa pela vaga ao Senado.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Pesquisa Ipec para governo de SC mostra empate entre Moisés e Jorginho

Em um cenário com muitos candidatos bolsonaristas, os que mais conseguem “ser Bolsonaro” estão em vantagem no estado. Jorginho repete a todo momento no seu espaço eleitoral um vídeo do presidente dizendo que o catarinense é o candidato dele em Santa Catarina.

Já Seif é 100% seguidor fiel do presidente da República. Jorginho subiu de 16% para 20%, e Seif mais que dobrou as intenções de voto, pulando de 4%, na pesquisa de 23 de agosto, para 9 % na realizada entre os dias 17 e 19 de setembro.

Continua depois da publicidade

O fato reflete que Santa Catarina continua sendo um estado majoritariamente bolsonarista, embora com probabilidade grande de o presidente não repetir a mesma votação que obteve aqui em 2018.

O cenário, entretanto, é de estabilidade na corrida presidencial em Santa Catarina, porém dentro da margem de erro. Bolsonaro caiu de 50% para 49% e Lula subiu de 25% para 27%.

Os números mostram que as manifestações pró-Bolsonaro (7 setembro) e pró-Lula (18 de setembro) renderam boas fotos para a campanha, mas não serviram para conquistar votos novos e mudar o quadro.

Leia mais:

Dono de restaurante famoso de Florianópolis reclama da Lei Seca

A incoerente isenção de IPVA para carros em nome de partidos políticos

UFSC tem 30 mil vagas livres em disciplinas isoladas