O governador eleito Jorginho Mello (PL) afirmou ainda na campanha que iria criar a Secretaria de Tecnologia e Inovação e que o titular da pasta seria indicado pelo setor, o que já aconteceu.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Marcelo Fett (MDB) foi candidato a deputado estadual em outubro, obtendo 1552 votos, e é o nome escolhido pela Associação Catarinense de Tecnologia (ACATE).

Apesar do amplo respaldo do setor produtivo, há uma resistência pelo fato de que Fett foi candidato por um partido que não estava junto com Jorginho Mello na campanha. Pelo contrário, fazia parte da coligação que buscou a reeleição do governador Carlos Moisés da Silva.

Fett tem o perfil mais técnico (é advogado) e não político. Filiou-se ao MDB somente em março para concorrer na eleição. Já atuou no governo de Raimundo Colombo, na Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com Paulinho Bornhausen; e nas prefeituras de Palhoça e São José. Em Itajaí, presidiu a Itajaí Participações.

Continua depois da publicidade

O Programa de Inovação de Palhoça deu-lhe muita projeção, servindo de inspiração para outras 20 cidades catarinenses. Muitas empresas de tecnologia foram atraídas ao município.

O cálculo político que será feito por Jorginho envolve em honrar um compromisso firmado com o pujante setor de tecnologia ou temer um suposto desgaste por uma indicação de um emedebista.

Leia mais:

Agentes públicos e empresários são alvo de operação contra corrupção em 31 cidades de SC

Comandante da PM indicado por Jorginho tem perfil “linha dura”