Há uma mobilização dos hospitais filantrópicos de São Joaquim e Urubici, os prefeitos destas duas cidades da Serra, vereadores e entidades empresariais por mais recursos financeiros do Estado para dar conta do aumento da demanda por serviços hospitalares na alta temporada que se inicia na região.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Dois ofícios semelhantes foram encaminhados à secretaria da Saúde (SC), Carmen Zanotto.
O presidente do Hospital São José de Urubici, Geraldo Arante; a prefeita Mariza Costa, o presidente da Câmara de Vereadores, Fabrício de Brida e a presidente da CDL local, Janaina Ventura, alertam que “é notório a demanda que no inverno se acentua na nossa região, a população mais que dobra, consequentemente recai sob nossa unidade hospitalar. Solicitamos para que nos meses de junho a setembro seja celebrado convênio no valor de R$ 300 mil mensais para contratação de profissionais e demais insumos”.
O presidente do Hospital Coração de Jesus em São Joaquim, João Paulo de Jesus, prefeito, Câmara e CDL da cidade também solicitaram mais recursos sob pena de
“colocar em risco a política de incentivo ao turismo do nosso Estado, em face que neste momento o nosso hospital não suporta receber esse massivo fluxo. Solicitamos para que nos meses de junho a setembro seja celebrado convênio, em face do aumento substancial de turistas na região, no valor de R$ 500 mil mensais para contratação de profissionais e demais insumos”.
Continua depois da publicidade
No dia 30 de maio, o governo catarinense lançou a Temporada de Inverno. A secretária Carmen Zanotto, em conversa com a coluna, informou que os dois ofícios então em análise na SES, mas que os hospitais que realizarem mais procedimentos serão pagos por isso. Afirmou, ainda, que será instalada uma unidade básica do Samu em Urubici.
Leia Mais:
Governo de SC desperdiça oportunidade ao não apresentar cronograma de obras