Os turistas estrangeiros que cometerem infrações de trânsito em Santa Catarina não ficarão impunes. Um convênio firmado entre o Detran e a Polícia Rodoviária Federal (PRF) irá exigir o pagamento das infrações de trânsito cometidas em território catarinense, sob pena do veículo ficar retido no país antes da volta para casa.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
O pagamento poderá ser feito em pix, crédito ou débito e será utilizado o sistema de identificação de placas, com cruzamento de dados para abordar os veículos.
Em Santa Catarina, as infrações cometidas por estrangeiros somam quase R$ 13 milhões, com aproximadamente R$ 2 milhões registrados em 2023.
O Detran/SC lançou uma cartilha em espanhol destinada a orientar condutores estrangeiros sobre as normas de trânsito no estado.
Continua depois da publicidade
O material é destinado a turistas argentinos, paraguaios e uruguaios, que compõem a maior parcela de visitantes estrangeiros no estado.
A cartilha apresenta informações sobre limites de velocidade, uso adequado de vagas exclusivas para idosos e pessoas com deficiência, transporte seguro de crianças, procedimentos para pagamento de multas e um QR Code que possibilita aos condutores a consulta de débitos vinculados à placa do veículo.
Catarina
Além disso, está operando desde segunda-feira (16) o telefone (48) 36641800 com a atendente virtual Catarina. Existe a opção em espanhol para facilitar serviços e informações sobre o Detran em Santa Catarina.
Leia Mais
Trecho da BR-101 em SC poderá demorar até 24h de viagem, revela novo estudo
Carreta bate em muro, bloqueia totalmente a BR-101 e causa filas no Norte de SC
A 5ª melhor empresa de TI para se trabalhar apresenta projetos em SC
Os dez bairros de Florianópolis mais procurados para compra de imóvel