A greve da Comcap é ilegal. Assim a justiça decidiu, inclusive determinando a volta ao trabalho, o que não ocorreu. Um desrespeito claro a uma determinação judicial. Esta greve, que completa dez dias nesta sexta-feira (10), é diferente das demais porque a cidade está suja, é verdade, com lixo a ser recolhido, mas bem melhor do que nos movimentos paredistas anteriores.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Com as terceirizações do Norte da Ilha e Continente o impacto na cidade não é o mesmo. E, ainda assim, a prefeitura contratou uma empresa privada para recolher os resíduos no Centro. Não está uma maravilha, mas não é a mesma situação caótica das greves anteriores, e o morador vai se dando conta que a cidade não é mais refém do sindicato e da Comcap.
Escrevi, no primeiro dia da paralisação, que esta greve é um tiro no pé da companhia e faz a Comcap definhar ainda mais. A prefeitura traz dados que provam que a terceirizada custa a metade do valor.
O valor da tonelada recolhida pela terceirizada é de R$ 207,00, enquanto que pela empresa pública custa R$ 420,00. Se a prefeitura conseguir provar ao cidadão que essa economia serve para ampliar postos de saúde e criar mais vagas em creches, por exemplo, e o serviço se mantiver na mesma qualidade da Comcap, a terceirização de 100% da coleta na cidade é questão de tempo.
Continua depois da publicidade
Leia Mais:
Jorginho adia, de novo, viagem aos Emirados e motivo não é a guerra
Como vai funcionar a permuta de imóveis do governo de SC em áreas nobres