O fechamento da Ponte Hercílio Luz para a gravação de um comercial na manhã desta quarta-feira (29) é mais um exemplo da falta de articulação entre governo estadual e prefeitura de Florianópolis. Novas linhas de ônibus iriam partir das 5h05min utilizando a travessia pela Ponte Hercílio Luz. Os ônibus foram até a cabeceira da ponte, ficaram retidos e precisaram utilizar a Ponte Pedro Ivo Campos. O governo do Estado liberou a ponte para o comercial até às 7 horas. A prefeitura recebeu o pedido mas ficou pendente um acerto com o Departamento de Operações do Sistema Viário de Florianópolis (Diope). Não houve grande prejuízo para a mobilidade até porque estamos em período de férias escolares e temporada de verão, mas mostra que é vital o diálogo permanente entre Governo do Estado e prefeitura e passa um péssimo recado justamente no primeiro dia do serviço das novas linhas.

Continua depois da publicidade

Gravar um comercial, uma cena de novela ou filme na Ponte Hercílio luz não é problema. É divulgação da cidade e isso atrai mais turistas, o que é positivo. Mas isso tem que ser feito de forma organizada e que se leve em consideração o prejuízo causado à população.

A cidade de Nova Iorque, nos Estados Unidos, tem lei de incentivo para a indústria cinematográfica. Mas tudo ocorre de forma articulada para que a população sinta o menos possível os problemas de mobilidade. O mesmo tem que acontecer aqui.