O distanciamento obrigatório entre estudantes nas escolas de Santa Catarina irá acabar a partir do início do ano letivo de 2022, que começará no dia 7 de fevereiro. A medida foi decidida em reunião do Comitê Estratégico de Retomada das Aulas Presenciais realizada nesta quarta-feira (8). Atualmente, a regra estabelece a distância de 1 metro entre as carteiras.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

Devido a falta de estrutura física das escolas para respeitar a norma, cerca de 250 mil alunos não frequentam as aulas todos os dias nas redes municipais e estadual de Santa Catarina, segundo o secretário da Educação (SC), Luiz Fernando Vampiro. Uma portaria será publicada nos próximos dias sobre o assunto e, na prática, representa garantir o retorno de 100% dos alunos para a sala de aula no ano que vem.

A alteração considera o novo cenário epidemiológico do Estado, o baixo índice de contágio nas escolas e o avanço da vacinação da população catarinense, sobretudo de profissionais da educação. O superintendente de Vigilância em Saúde (SC), Eduardo Macário, aponta o avanço da vacinação, que já alcançou 70% da população total completamente imunizada, e a redução de mais de 60% das mortes por Covid-19 em todo o Estado como fatores que dão segurança à nova regra.

Além disso, cerca de 80% dos adolescentes de 12 a 17 anos já receberam a primeira dose da vacina, sendo que 25% já completaram o esquema vacinal. “Com esse cenário, temos segurança em indicar o pleno funcionamento das escolas, mantendo as demais normas de prevenção contra a Covid-19 como uso de máscaras, higienização e ventilação”, afirma.

Continua depois da publicidade

“Santa Catarina vive um momento diferenciado e a gente precisa ter um decreto alinhado com o retorno às aulas já em fevereiro. Pela quantidade de alunos que temos no modelo híbrido, considero que rediscutir o distanciamento em sala de aula seja um dos pontos mais importantes para combater a evasão escolar e recuperar os prejuízos que a pandemia trouxe ao ensino”, disse à coluna o secretário de Estado da Educação (SED), Luiz Fernando Vampiro.

As demais exigências e medidas sanitárias de segurança para evitar o contágio pela Covid-19 serão mantidas. Além disso, a SED trabalha na construção de um projeto para reforçar a importância da ventilação cruzada nos ambientes escolares, que deve resultar em atualizações do Plano de Contingência das escolas.

As aulas presenciais estão autorizadas desde o começo do ano letivo e, na rede estadual, tiveram início em 18 de fevereiro. Desde então, o índice de contágio entre alunos esteve sempre abaixo de 0,2%, enquanto entre professores o número nunca ultrapassou a marca de 1%.

Leia Mais:

Passarela da Ponte Pedro Ivo Campos é liberada em Florianópolis; veja como ficou

Conheça a cidade de SC com o maior valor por habitante do orçamento secreto do Brasil

Ponte Hercílio Luz terá novidade curiosa na queima de fogos em Florianópolis