O governador Carlos Moisés determinou à Secretaria da Saúde (SC) a elaboração de um estudo técnico para avaliar a viabilidade de decretação de situação de emergência em saúde em Santa Catarina.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Desta vez, a medida não tem como motivo uma nova onda da pandemia do novo coronavírus, mas sim o aumento dos casos de doenças respiratórias em todas as regiões do Estado. É provável que o decreto esteja publicado em diário oficial até esta terça-feira (31).

A medida teria como efeito prático a agilização na compra de insumos e equipamentos para a instalação de novos leitos de UTIs neonatais e pediátricas, já que os disponíveis atualmente estão com 100% da capacidade esgotada e com filas de espera de pacientes.

Nesta segunda-feira (30), em entrevista ao Bom Dia Santa Catarina, na NSC TV, Moisés anunciou a abertura de 68 novos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) neonatal e pediátrica. A medida foi tomada após articulação envolvendo a Secretaria da Saúde com as unidades hospitalares do estado. Com o decreto de situação de emergência, a instalação dessas novas unidades ocorrerá antes do prazo de 90 dias estabelecido pela pasta da saúde

Continua depois da publicidade

A lotação de UTIs por pacientes vítimas de doenças respiratórias está diretamente ligada à baixa procura por vacinas, segundo apontam as autoridades sanitárias. Em Santa Catarina, a procura por imunização de crianças e adolescentes está em apenas 20% do esperado, conforme dados oficiais.

Para reforçar a importância da imunização, o governo deve lançar uma campanha de conscientização nos próximos dias.

Os hospitais que terão os novos leitos de UTI são: Hospital Infantil Joana de Gusmão, em Florianópolis, com 9 leitos neonatal; Hospital Pequeno Anjo, em Itajaí, com 6 leitos de UTI pediátrica; Hospital Azambuja, em Brusque, com 8 de neonatal e 2 de pediátrica; Hospital e Maternidade Jaraguá do Sul, com 2 de pediátrica; Hospital Infantil Jesser Amarante Faria, em Joinville, com 10 de pediátrica; Hospital Regional Alto Vale, em Rio do Sul, com 4 de neonatal; Hospital Regional de Araranguá, com 5 de pediátrica; Hospital Materno Infantil Santa Catarina, em Criciúma, com 7 de neonatal; Hospital Regional de São José, com 10 de neonatal; e Hospital Nossa Senhora da Conceição, em Tubarão, com 5 de pediátrica.

Leia mais:

Haitiano derruba muro de escola em acidente e conserta tudo em cidade de SC

Continua depois da publicidade

Prédio de tradicional supermercado da Grande Florianópolis vai a leilão

Ligação entre Palhoça e São José terá novo acesso sem depender da BR-101

Contorno viário da Grande Florianópolis encontra luz no fim do túnel