Um estudo recente da gigante das redes sociais Meta revelou que cerca de 90% das compras de varejo são realizadas em lojas físicas na América Latina. O dado comprova a resiliência dos pontos de comércio tradicionais, apesar da forte e crescente concorrência dos meios digitais. Um outro dado da pesquisa é ainda mais revelador: quase metade dos consumidores (45%) faz pesquisas na internet, mas efetiva a compra na loja física.

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Em Santa Catarina, a gigante varejista de móveis, eletrodomésticos e eletroeletrônicos do estado, o Grupo Berlanda, diz estar atento às questões mercadológicas e de comportamento do cliente. No primeiro semestre, a empresa registrou um aumento de 20% nas vendas – e as compras em lojas físicas responderam por 97% do total. 

Segundo Eloir Tluszc, gerente de vendas da Berlanda, a empresa tem trabalhado para aprimorar a integração entre o on-line e o offline, com o objetivo de melhorar a experiência do cliente. Ele conta que, no entendimento do grupo, o que está acontecendo é uma transformação das lojas físicas. 

“Hoje, é preciso trabalhar as compras em múltiplos canais, o chamado omnichannel. E isso tem sido feito na Berlanda. Vou dar um exemplo: o cliente chega na loja com a oferta do nosso site. Ele consegue fazer a compra na loja física, com a ajuda do vendedor, que também recebe a sua comissão. Em muitos locais, ainda existe um canibalismo entre as lojas e o e-commerce. Nós acabamos com isso. Hoje, a loja física é on também”, relata Tluszc. 

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O gerente de vendas também conta que a Berlanda já chegou a ter 10% de seu faturamento no e-commerce, em 2022. Porém, por uma questão de estratégia, optou pela retirada dos chamados market places. Hoje, o seu canal digital responde por pouco mais de 3% do faturamento total, porém vem apresentando um crescimento contínuo e sustentável.

“Queremos voltar aos 10% no médio prazo, mas com uma estratégia mais assertiva e mantendo sempre o negócio saudável. Ao mesmo tempo, seguiremos com nossa estratégia de fortalecimento das lojas físicas, com seu processo de transformação em andamento. A empresa é uma só e tem espaço para crescer nos dois lados”, diz Tluszc. 

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