O fusca convertido para carro elétrico tem painel eletrônico e uma das baterias atrás do banco traseiro. O veículo é um dos quatro em que os pesquisadores do IFSC de Florianópolis estão testando a performance dos carros após a conversão energética manezinha.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

> Sistema manezinho transforma Fusca em carro elétrico

O projeto faz parte da pesquisa em Santa Catarina para estudar e desenvolver um kit de conversão de veículos convencionais para elétricos. O trabalho é fruto de um projeto da Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com apoio da Celesc e Polo Embrapi (Empresa Brasileira de Pesquisa e Inovação Industrial) e conduzido pelo Instituto Federal de Santa Catarina (IFSC), Campus Florianópolis (Mauro Ramos).

Fusca 1977 FuelTech, Autonomia 150 km, Carga 9h, Potência 43 kW
Fusca 1977 FuelTech, Autonomia 150 km, Carga 9h, Potência 43 kW – (Foto: Divulgação)
Fusca elétrico convertido
Fusca elétrico convertido – (Foto: Divulgação)
Bateria adaptada
Bateria adaptada – (Foto: Divulgação)
Fusca
Fusca – (Foto: Divulgação)

Há uma lei de incentivo à pesquisa em que as concessionárias de energias são obrigadas a destinar 2% do faturamento para pesquisa. O edital vencido pelo IFSC é de 2019.

Continua depois da publicidade

O engenheiro mecânico Erwin Werner Teichmann é professor e pesquisador do IFSC e participa do projeto. Ele explica que o objetivo é desenvolver um kit de conversão, incluindo o teste de uma bateria que se consiga carregar em menos tempo.

— Nós queremos testar o desempenho desses carros com essas baterias e buscar uma alternativa. Atualmente, uma bateria dá em média de 400 a 500 quilômetros de autonomia ao carro e leva duas horas para carregar. Nós queremos quebrar esse paradigma indo no sentido contrário: menos bateria irá reduzir o preço da conversão. Queremos uma velocidade de carregamento de seis minutos e com 120 quilômetros de autonomia — explicou.

Neste sábado (30), houve uma carreata de veículos elétricos que passou pela Ponte Hercílio Luz. O evento fez parte da I Semana da Mobilidade em Florianópolis e São José.

Leia Mais:

Diarista paga a passagem de ônibus do estudante da escola particular em SC

Florianópolis concentra mais da metade dos roubos em 2% da cidade

Linhas de ônibus bizarras atrasam a vida de passageiros na Grande Florianópolis