O exemplo de uma boa concessão de estradas em Santa Catarina está no trecho sul da BR-101. O relatório técnico da Fiesc, que será apresentado nesta quinta-feira (2) pelo engenheiro Ricardo Saporiti, vai neste sentido e a coluna antecipa a informação. 

Continua depois da publicidade

Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total

“Se observou um bom padrão de manutenção e conservação dos pavimentos flexíveis”

“ A empresa concessionária tem dado a devida atenção às iluminações de todos os sistemas elétricos e de iluminação existentes ao longo da Rodovia, nos acessos, trevos, entroncamentos, OAE’s, inclusive passagens subterrâneas e passarelas para pedestres e nas edificações operacionais”.

Fotos mostram as boas condições do trecho Sul da BR-101

Continua depois da publicidade

“Estão sendo executadas vias marginais, inclusive com construção de pontes, e melhorias em acessos às localidades lindeiras, bem como pontos de ônibus, com baia para acomodação do veículo coletivo fora da faixa de tráfego, e passarelas de pedestres”.

“…a concessionária mantém as conservações das sinalizações horizontais, verticais e aéreas (incluindo tachas e tachões retro refletivos, balizadores e delineadores), e dos dispositivos de segurança, tais como defensas metálicas, barreiras de concreto e dispositivos antiofuscantes e atenuadores de impacto”.

Até o terceiro ano de concessão, completado em agosto de 2023, a Concessionária investiu em serviços, operação e obras R$650 milhões.

“Conclui-se que a Concessionária está cumprindo devidamente as obrigações previstas no Plano de Exploração Rodoviária – PER, com destaque na qualidade da manutenção e conservação dos pavimentos flexíveis, iluminação, dispositivos de segurança e das obras previstas (marginais, pontes e melhorias nos acessos, entre outros)”.

Continua depois da publicidade

O contrato de concessão com a CCR Via Costeira começou em 2020 e vai até 2050, e abrange 220 km.

No ano passado,  82,6 milhões  de veículos passaram pelo local.

Concessão de estrada boa é aquela em que o motorista mal se lembra dela. Ao contrário do trecho Norte, onde há a encrenca ainda não resolvida do Contorno Viário e que deve ser inaugurado até a metade do ano, com 12 anos de atraso.

Leia Mais

A cidade de SC que lidera a geração de empregos no Agro

SC é o lugar onde desconhecidos dão “bom dia”

Florianópolis tem leis que só “servem pra bonito”