O aumento da procura pelos turistas estrangeiros por Florianópolis é sinal de que o trabalho de quem atua para atrair viajantes e eventos está dando certo. Antigo Florianópolis Convention & Visitors Bureau, o Destino Floripa & Região internacionalizou as ações de promoção do turismo nos últimos dois anos, mantendo em paralelo iniciativas focadas no mercado interno. 

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Os resultados começam a aparecer: pesquisa da plataforma Decolar sobre as viagens de turistas estrangeiros para o Brasil em janeiro de 2024 posiciona Florianópolis como o 4° destino mais procurado pelos moradores de Buenos Aires (Argentina), Santiago do Chile, Montevidéu (Uruguai) e Lisboa (Portugal) – os primeiros são a capital paulista, Recife (PE) e Salvador (BA), pela ordem.

Veja galeria de fotos das principais trilhas de Floripa:

Com exceção da capital portuguesa, para a qual a entidade tem visita programada para este ano, Buenos Aires, Santiago do Chile e Montevidéu receberam no último ano a ação “Florianópolis Day”, um workshop ao longo de um dia inteiro para agentes e operadores de viagem, imprensa e formadores de opinião, no qual o Destino Floripa & Região divulgou os atrativos locais.

Continua depois da publicidade

Além disso, a entidade também realizou sete press trips em 2023, trazendo jornalistas e influenciadores de países do Mercosul, da Europa e de outros estados do Brasil para conhecer a Capital e cidades vizinhas, com destaque para roteiros de turismo de experiência, gastronômico e de lazer.

A atuação do Destino Floripa & Região no mercado turístico externo busca diversificar cada vez mais os visitantes, gerando demandas que mantenham o fluxo turístico mesmo em períodos de crise nos países vizinhos, como ocorre atualmente com a Argentina, e criando também a necessidade de novos voos para a Capital catarinense. As ações da entidade são guiadas por aferições e percepções dos players associados.

— Não é uma ação única e exclusiva do Destino, mas coordenada pela entidade. Somos uma representação do mercado e são os nossos associados, a rede hoteleira em especial, que direcionam os locais nos quais devemos atuar. Por outro lado, como voz do mercado, participamos de órgãos como o Conselho Municipal de Turismo, apontando quais os potenciais emissores para as entidades públicas que também trabalham pelo crescimento do setor — detalha o presidente da entidade, Mario Costa Junior.

Esse alinhamento com os diferentes segmentos representados pela entidade também permite a antecipação de novas frentes. Um exemplo é o projeto de promoção do destino “Brasil” que a Embratur vai realizar este ano nos países da América do Sul.

Continua depois da publicidade

— São as mesmas ações que já previmos para o ano todo e destinos que já visitamos e que pretendemos repetir para reforçar”, destaca Mario. Além do retorno às capitais da Argentina, Uruguai e Chile, este ano a entidade irá também para Lima, no Peru — concluiu.

Leia Mais:

Turista vai no Google e atração inusitada “bomba” em dia sem praia em Florianópolis

Homicídios nas “saidinhas” são evidência de que saídas temporárias precisam ser revistas

As soluções para a Lagoa da Conceição voltar aos bons tempos