Florianópolis tem apenas 23,16% de seu território disponível para ser ocupado por praças, passeios ou prédios públicos e construções privadas. Na prática, significa dizer que a capital tem menos de ¼ de sua área que pode ainda ser ocupada.

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

A informação foi divulgada, recentemente, em evento promovido pelo Sinduscon e Secovi e que tratou do novo Plano Diretor. As informações são oficiais e coletadas nos órgãos da prefeitura. 

O fato serve de alerta, ainda mais após os dados divulgados pelo Censo do IBGE com dados de 2022. A capital foi a cidade de Santa Catarina que mais ganhou moradores nos últimos 12 anos.   

O município passou a ter 537.213 habitantes, 115.973 a mais (+27,53%) do que o volume identificado na pesquisa anterior, de 2010. Esse foi também o sétimo maior aumento populacional em números absolutos do país todo.

Continua depois da publicidade

O dado serve como um sinal de alerta para o modo como essa área restante será ocupada. Um crescimento ordenado e planejado do pouco que resta ocupar é importante para definir o quanto isso irá afetar a vida da cidade no trânsito, saneamento e  emprego, por exemplo. O novo Plano Diretor vai na linha de trazer a cidade mais para a legalidade, estimulando as centralidades e mitigando os efeitos do crescimento demográfico, que é inevitável. 

Leia Mais:

Jorginho acerta em manter escolas cívico-militares em SC

Fontes anuncia reestruturação e mostra reação rápida após rumores de fechamento

Bares e restaurantes em SC estão endividados e com impostos atrasados, aponta pesquisa