O estabelecimento de multa pelo não uso da máscara em Santa Catarina precisa ser efetivo na fiscalização para não cair no descrédito. O jornalista Raphael Faraco adiantou que Santa Catarina terá decreto a partir desta sexta-feira (19) determinando uso de máscaras, sob pena de multa de R$ 500 por descumprimento. Além disso, comércio e serviços públicos sofrem mudanças nos horários de funcionamento no Estado. É evidente que é impossível termos um policial ou guarda municipal em cada esquina, mas precisa ser pra valer onde for viável.
Continua depois da publicidade
Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp
As imagens nos sites de notícias, redes sociais e nas emissoras de TV da presença policial abordando as pessoas e multando-as podem passar a ideia à população de que há fiscalização e é preciso mudar comportamento. Fiscalização pedagógica.
É infantil, mas é assim mesmo, o ser humano precisa ter a certeza de que há risco de ser fiscalizado e, consequentemente punido, para condicionar mudança de atitude. É assim no trânsito, com o uso do cinto de segurança e o consumo de álcool antes de dirigir.
Usar o cinto para estar mais protegido, não beber e dirigir para estar com os reflexos em dia, respeitar a velocidade para evitar acidentes. Mas não. O que deveria ser o racional não ocorre muitas vezes. O racional e o óbvio seriam usar a máscara para proteger-se e não espalhar o vírus. Mas nem todos respeitam.
Continua depois da publicidade
É verdade que a lei deverá valer para todos. Entretanto, até pela dificuldade de material humano para fiscalizar, é preciso priorizar e ter estratégia: se for pra escolher quem fiscalizar ( na medida em que não há fôlego para flagrar todos), que se priorize os locais de maior aglomeração, onde o dano de propagar o vírus é maior.
O brasileiro que pode viajar para o exterior, quando volta ao Brasil diz com ar de admiração que “lá fora se você jogar um papel na rua recebe uma multa”. Que se respeitem as regras aqui, assim como lá. Vale para todos, de todas as classes sociais.
Leia Mais:
> Hospitais do Oeste de SC têm “iminente colapso” por falta de medicamentos
> Senador Major Olímpio morre de Covid-19
> Mulher de 36 anos morre de Covid-19 semanas depois de dar à luz em SC