Familiares de presos protestam na tarde desta segunda-feira (14) e pedem pela volta das visitas, suspensas desde março para conter o avanço da pandemia do novo coronavírus. A manifestação ocorreu em caminhada em frente ao Complexo Prisional de Florianópolis, na avenida Delminda Silveira, no bairro Agronômica.
Continua depois da publicidade
Nos dias 4 e 5 de setembro houve manifestações semelhantes em frente as unidades de Joinville, Chapecó, Mafra e Criciúma. Na semana passada, a Secretaria de Administração Prisional (SAP) divulgou uma Carta Aberta à Sociedade Catarinense em que presta contas das ações realizadas, como contatos virtuais entre familiares e presos, a assistência médica oferecida e os números da pandemia no sistema prisional.

Há uma tensão crescente que preocupa as autoridades de segurança e do sistema prisional. O secretário estadual de administração prisional, Leandro Lima, explica que o critério para liberar as visitas é exclusivamente sanitário e que já há em elaboração um estudo para estabelecer um plano de retomada das visitas.