Começaram neste mês de agosto as obras de elevação do nível das pistas da BR-470, no Vale do Itajaí, e da BR-280, no Planalto Norte, para prevenir alagamentos e evitar o fechamento do tráfego em períodos de chuvas intensas e alagamentos. O serviço, executado pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT), consiste em aumentar a altura da rodovia por meio de camadas de pedras para que a pista não seja afetada em caso de cheias e inundações.
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Ao todo, são quatro trechos contemplados com investimento do governo federal.
Na BR-470, as obras iniciaram em dois pontos: no km 148 e no km 150, no município de Agronômica, no Alto Vale. Os dois segmentos têm uma extensão somada de 1600 metros e recebem obras preliminares neste mês de agosto.
Nestes locais, a rodovia será elevada gradativamente até um pico de 2 metros de altura em relação ao nível atual. Ambos os trechos são próximos ao rio Itajaí-Açu e ficaram alagados em novembro de 2023, durante chuvas históricas, provocando o fechamento total do tráfego da rodovia por vários dias.
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A elevação promete evitar novos bloqueios.
Os outros dois pontos são no Planalto Norte. No km 302, em Porto União, os trabalhos já estão em execução em um segmento de 1500 metros, próximo ao rio Pintado e à área urbana do município. Ali a rodovia ganhará camadas de rochas e terá elevação de até 1,5 metro de altura para evitar novos alagamentos como os ocorridos no final do ano passado.
O segundo ponto no Planalto Norte é no km 269, em Irineópolis, em um segmento alagadiço de aproximadamente 600 metros próximo ao rio Iguaçu. Ali as obras ainda vão começar.
Nos quatro trechos a solução adotada pelo DNIT é semelhante: aplicação de rochas sobre o asfalto atual e pavimentação na nova altura da pista. As obras integram uma série de ações do DNIT para mitigar os efeitos de eventos climáticos extremos. No pacote também estão contenções de encostas e reforço de solo em áreas com risco de deslizamentos. O DNIT estima ter investido mais de R$ 200 milhões em obras emergenciais por causa das chuvas nos últimos 18 meses.
O investimento em prevenção é fundamental para proteger vidas e evitar prejuízos econômicos com as cada vez mais intensas manifestações climáticas extremas. A coluna informou, ainda em 2022, reportagem em que o especialista em transportes do Banco Mundial (BM), Carlos Bellas Lamas, apontava que as estradas brasileiras não estão preparadas para as mudanças climáticas.
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