A prática de corrupção está mais difícil da Petrobras. Segundo Pedro Rodrigues, do Centro Brasileiro de Infraestrutura (CBIE), após o escândalo do Petrolão a sociedade exigiu mais transparência e está mais exigente.
Continua depois da publicidade
Receba notícias do DC via Telegram
Além disso, a Lei das Estatais impôs regras para ocupação dos cargos e houve uma mudança no compliance da empresa. O assunto foi discutido no Conversas Cruzadas na CBN Floripa desta terça-feira (8). O programa contou ainda com a participação do deputado federal reeleito pelo Partido dos Trabalhadores (PT), Pedro Uczai.
Preços
A equipe de Lula já sinalizou que defende uma mudança da política de preços da companhia. O PT quer mais investimentos em expansão das atividades e uma menor distribuição de lucros aos acionistas.
Pedro Rodrigues, do CBIE, vê a medida com preocupação.
— Nós somos importadores de derivados de petróleo, diesel, gasolina e GLP, com preços em dólar. Quem vai pagar essa diferença? O modelo já foi usado e produziu preços artificiais — afirmou.
Já o parlamentar criticou a divisão de dividendos aos acionistas após a Petrobras anunciar lucro de R$ 46,1 bilhões no terceiro trimestre de 2022— disse.
Ouça o Conversas Cruzadas:
Leia mais:
O que travou a discussão do novo plano diretor de Florianópolis
A minirreforma administrativa que Jorginho quer em SC
Continua depois da publicidade
Preso de SC terá que viajar 100 km com audiência de custódia