Uma espuma densa e amarelada tem chamado a atenção dos moradores e frequentadores da Lagoa da Conceição, em Florianópolis. Foram vários os relatos da presença do fenômeno nesta semana, inclusive neste domingo (17). São inúmeras as explicações técnicas e suas variáveis mas, normalmente, o que vemos é a incidência maior onde temos ligações irregulares de esgoto. Florianópolis conseguiu avançar um pouco na fiscalização e regularizações, mas o ritmo da mudança ainda é muito lento, lamentavelmente.

Continua depois da publicidade

poluição na Lagoa da Conceição
poluição na Lagoa da Conceição (Foto: Orestes Alarcon )

A Associação de Vela e Preservação Ecológica da Lagoa da Conceição (Avelisc) encomendou um estudo para analisar a espuma em laboratório.

A prefeitura de manifestou por nota sobre o assunto:

Recentemente a Floram tem recebido diversos questionamentos quanto a uma espuma densa e de coloração amarelada e cheiro forte na região do centrinho da Lagoa.

Continua depois da publicidade

Esta espuma é decorrente da proliferação de algas nas águas da lagoa que acontece por uma conjunção de fatores tanto climáticos (calor, falta de chuva, ventos fortes) quando ambientais (excesso de nitrogênio e fósforo na água, correntes, oxigênio dissolvido).

Esta proliferação de algas, também conhecida como maré vermelha, apesar de natural, pode ser agravada pela ação humana e acontece com mais frequência no verão. A Floram tem monitorado a região e aguarda o relatório de balneabilidade do IMA para outras manifestações. Por hora recomenda que não se entre em contato direto com a espuma.