A Cônsul-Geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Eugenia Berti, disse que o escritório de representação consular do país deverá ser aberto em até três meses em Florianópolis. A informação partiu de uma conversa entre ela e o deputado estadual Vicente Caropreso, que coordena a Frente Parlamentar Santa Catarina – Itália na Assembleia Legislativa.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
O encontro ocorreu em Brusque, na última quarta-feira (31), quando Berti esteve na cidade para participar do lançamento oficial da logomarca da celebração dos 150 anos da Grande Imigração Italiana no estado, que ocorrerá em 2025.
Cônsul-Geral da Itália para os Estados do Paraná e Santa Catarina, Eugenia Berti, esteve em Brusque
A abertura do “Sportello Consular” em Florianópolis, (representação diplomática vinculada ao Consulado-Geral da Itália em Curitiba) é aguardada há muito tempo em Santa Catarina.
Continua depois da publicidade
Segundo o gabinete de Caropreso, já há a autorização do Itamaraty e do governo da Itália. No ano passado, o vice-ministro do Ministério das Relações Exteriores da Itália, Giorgio Silli, confirmou aos deputados catarinenses, que participaram de missão no país europeu a instalação de uma representação consular na capital catarinense.
O local em Florianópolis ainda está em definição. A locação será feita pelo próprio Consulado.
Italianos em SC
Atualmente, o Brasil possui o maior número de descendentes de italianos no mundo, e Santa Catarina é o segundo estado brasileiro com o maior contingente de descendentes, representando quase 70% da população. Mais de 100 mil catarinenses possuem cidadania italiana, refletindo os fortes laços culturais e familiares entre os dois países.
Leia Mais
Custo tributário de imóveis pode até quadruplicar com Reforma
FOTOS: Clube tradicional de Florianópolis começa a ganhar cara nova