O secretário de Estado da Educação (SED-SC), Luiz Fernando Vampiro, garantiu nesta terça-feira (25) que a “escola será a última a fechar e a 1ª a abrir”. A declaração ocorreu em Palhoça, na sede de uma concessionária de veículos, na entrega de mais de 40 ônibus aos municípios catarinenses.

Continua depois da publicidade

> Receba notícias de Florianópolis e região pelo WhatsApp

> Volta às aulas em SC tem novas regras definidas em decreto

— A escola não é a vilã desses altos índices de transmissão. Ela não está imune à Covid-19, mas é um ambiente seguro para que seus filhos estejam. Melhor do que a criança estar na casa de praia, do vizinho, em shopping ou no supermercado. Vamos parar de colocar a escola como vilã — finalizou.

As aulas presenciais estão autorizadas desde o começo do ano letivo de 2021 e, na rede estadual, tiveram início em 18 de fevereiro. Desde então, de acordo com os números oficiais da SED, o índice de contágio entre alunos esteve sempre abaixo de 0,2%, enquanto entre professores o número nunca ultrapassou a marca de 1%.

Continua depois da publicidade

Segundo consulta online realizada pelo Sindicato dos Professores (Sinte), 27,9% dos educadores já contraíram a Covid. As aulas 100% presenciais serão retomadas no início do ano letivo de 2022, no dia 7 de fevereiro.

Leia mais

De cada R$ 4 cortados em Infraestrutura em 2022, R$ 1 será em SC

Voltas às aulas em SC terá garantia de qualidade e renovação do ar; veja regras

Por que a onda de calor em SC é inimiga no combate à Covid-19

Pista assinada pelo skatista Pedro Barros enfrenta resistência em Florianópolis