Santa Catarina pode atrair empresas israelenses. Ao menos três empresas de inovação já demonstraram interesse em ter unidades no Estado.

Continua depois da publicidade

A primeira, TeraGroup, atua com tecnologia de ondas de luz Terahertz (seguras para o ser humano) através de frequências de ondas para os mais diversos usos, desde avicultura à exploração de petróleo.

A segunda empresa, Orca Ai, é voltada à tecnologia de navegação, e pode atuar no processo de construção de cinco corvetas da marinha brasileira em Itajaí.

Há, ainda, o interesse da Atlas, que produz drones para a aplicação em segurança publica, resgate e agricultura. Já houve, inclusive, a apresentação deste equipamento à PM/SC. A empresa demonstra interesse em se instalar em Tubarão para montagem do drone, devido a proximidade com o porto de Imbituba.

O secretário- adjunto de desenvolvimento econômico sustentável, Amandio João da Silva Junior, esteve reunido com os representantes das três empresas. Daniel Leipnitz, presidente da Associação Catarinense de Tecnologia e José Fiates, diretor da Fiesc, também participaram.

Continua depois da publicidade

Amandio e o presidente da Fapesc- Fundação de Amparo à Pesquisa e Inovação de Santa Catarina, Fábio Zabot Holthausen, representam o governo estadual na missão liderada pela Fiesc a Israel e Portugal.

*Renato Igor viajou a convite da Fiesc.