Ex-senador, ex-governador de Minas Gerais e atual ministro do Tribunal de Contas da União (TCU), Antônio Anastasia participou, na última sexta-feira (19), em Florianópolis, do Congresso de Direito Administrativo Contemporâneo, realizado pelo Tribunal de Contas do Estado.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Durante a sua palestra, Anastasia abordou um tema que está na ordem do dia, principalmente, na capital: a segurança jurídica, que voltou a ser tema de intenso debate com as idas e vindas de decisões judiciais nos casos da nova ponte da Lagoa da Conceição e dos beach clubs de Jurerê Internacional.

Anastasia sustentou, entre outros pontos, que é necessário colocar a administração pública como objeto central da agenda de prioridades políticas e “reduzir o quadro de insegurança jurídica que compromete não apenas o setor público, mas também o segmento privado, que lida com um ambiente de absoluta imprevisibilidade”.

O ministro destacou, também, que a insegurança jurídica leva à paralisia do gestor, que passa a “temer qualquer ato de assinatura”. Para o ministro, a gestão pública deve “desbastar a luta entre eficiência e legalidade”, pois o Poder Público existe para entregar resultado.

Continua depois da publicidade

Leia Mais:

IBGE mostra que SC é modelo para o Brasil

“Situação desesperadora”, diz em SC o criador da campanha de combate à corrupção

Os nomes da esquerda para a prefeitura de Florianópolis na eleição de 2024

Comandante da PM de SC explica trocas e diz que não existe perseguição

Flagrante de sexo em festa de alunos da UFSC gera nota de repúdio