O candidato ao governo de Santa Catarina Ralf Zimmer (Pros) trouxe a proposta no debate da CBN Floripa, na última terça-feira (16), de transformar a Casa d’Agronômica em um hospital para ajudar a zerar a fila das cirurgias eletivas. A intenção que parece boa merece uma reflexão mais cuidadosa.

Continua depois da publicidade

Saiba como receber notícias do DC no Telegram

Como vão funcionar os conselhos de usuários de serviços públicos de SC

Pode-se discutir a questão do custo histórico de manter aquela estrutura enorme com servidores, militares, jardinagem e alimentação. Muitas vezes, é verdade, em nome da segurança institucional, falta transparência para se saber de que forma o gasto é feito e o seu montante.

Outro ponto é a localização privilegiada. A cidade que é carente de áreas verdes de lazer (já foi pior, é verdade) poderia ter ali na residência oficial do governador uma área de parque público, museu e um café ou restaurante.

Continua depois da publicidade

Na linha de desativar a residência oficial do chefe do Poder Executivo estadual, o parque faz mais sentido do que um hospital. Até porque  o problema da saúde pública não é falta de hospital, é falta de gente para trabalhar nas unidades e ativar os leitos ociosos. Além disso, já existe o projeto de construir um novo complexo reunindo várias unidades atrás do Hospital Infantil Joana de Gusmão.

É preciso ter cuidado com ideias que trazem um pensamento mágico e flertam com o populismo.  A reflexão é válida, mas é importante destacar que a Casa d’Agronômica é mais do que uma residência oficial. Lá são realizadas reuniões diárias, o governador utiliza o espaço para receber autoridades, Embaixadores e empresários com interesse em investir em Santa Catarina.

Mobilizar um espaço todo o dia para estes encontros e recepções talvez provoque até mais custos financeiros e logísticos do que manter a estrutura atual.

Leia mais:

Equilíbrio fiscal e Eleições 2022: Seja com quem for, tem tudo para dar errado

Continua depois da publicidade

Florianópolis terá teste de stress no trânsito com sinaleira para sair da ilha

CRM cobra informações sobre histórico de médicos intercambistas em SC

​​​É preciso “gritar mais alto” em defesa da educação

Perigo é constante nas estradas do Meio-Oeste de SC