É impressionante o que está ocorrendo na Universidade Federal de Santa Catarina. O clima é de divisão política, incerteza sobre a greve, a continuidade do calendário acadêmico.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Os servidores técnico-administrativos estão em greve desde 11 de março, os professores começaram a paralisação no dia sete de maio. No dia 14 de maio, em ato chamado pelo Diretório Central dos Estudantes (DCE) Luís Travassos, os alunos decidiram entrar em greve.
Campus da UFSC tem projeto de reforço da segurança com grades e guaritas
Na sexta-feira (24), a Associação dos Professores (Apufsc), finalizou uma sequência tensa de assembleia e votação e comunicou o encerramento da greve. Ato contínuo, O Comando de Greve diz que esse processo foi ilegítimo e antidemocrático.
Continua depois da publicidade
Além disso, na segunda-feira (27), em Brasília, o presidente da Apufsc assinou acordo com o Governo Federal aceitando a proposta para a categoria. Em meio a isso, os grevistas conseguiram colocar na pauta do Conselho Universitário (CUn) a suspensão do calendário acadêmico de 2024.
Duas reuniões já trataram do tema na última semana e na próxima sexta-feira (7), no Auditório Garapuvu do Centro de Cultura e Eventos, haverá nova sessão, aberta à comunidade acadêmica, para tratar da suspensão do calendário. Se aprovado, é fato gravíssimo.
Leia Mais
Maior projeto contra enchentes do Brasil preserva área com 1 milhão de metros quadrados em SC