A sensação de impunidade é o que há de pior no trânsito. Talvez seja um dos principais fatores para justificar a imprudência e desrespeito às regras ao dirigir. Santa Catarina tem milhares de motoristas que já atingiram os 20 pontos de infração na CNH (carteira de habilitação) e não tiveram a carteira suspensa.

Continua depois da publicidade

Segundo o professor de legislação de trânsito, Sidnei Schmidt, o Detran consegue apenas suspender 358 motoristas por mês em Santa Catarina, mas o Estado tem 470 mil motoristas que já ultrapassaram os 20 pontos na carteira de habilitação.

— Nós temos um volume gigantesco de motoristas que têm a sensação de impunidade. Como o volume é enorme de processos para dar andamento e suspender a CNH, o Detran deveria priorizar os casos de imprudência, como excesso de velocidade e de motoristas bêbados, até porque são estes que comprometem a vida de inocentes no trânsito — avalia Sidnei Schmidt, que atua também na Câmara Temática de Educação e Saúde do Conselho Nacional de Trânsito (Contran).

Segundo ele, em 2018, o Detran conseguiu suspender a CNH de 7 mil motoristas. Já em 2019 foram 3.500 habilitações suspensas. Neste sábado, Sidnei participou do programa Condomínio Legal, na CBN Diário.

Confira a entrevista com o professor de legislação de trânsito e integrante do Contran, Sidnei Schmidt:

Continua depois da publicidade