A decisão do Tribunal de Contas de Santa Catarina (TCE) desta segunda-feira (21) é um sinal forte de que a intenção do governador Carlos Moisés da Silva em dar aumento de salários para os servidores terá uma barreira jurídica e legal. O TCE seguiu o posicionamento mais recente do Supremo Tribunal Federal (STF), através do ministro Alexandre de Moraes. O magistrado deixou claro que a Lei Complementar 173, de ajuda aos Estados e municípios, impede inclusive a reposição da inflação do período.

Continua depois da publicidade

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

Carlos Moisés anunciou na semana passada que nenhum professor ganhará menos do que R$ 5 mil, com a ideia de pagar já em 2021. A reposição para os servidores da segurança pública seria para 2022, conforme informou Raphael Faraco, o que não traria problema.

Algumas leituras são possíveis de serem feitas através do gesto de Moisés. A primeira delas é apresentar uma boa notícia como contraponto à reforma da previdência que irá aportar nesta semana na Alesc, e é sempre indigesta ao servidor.

O que está por trás do pacote de bondades de Moisés

Continua depois da publicidade

Outra é que apesar de ter as contas aprovadas e até elogiadas pelo TCE, o poder executivo não atingiu os 25% necessários de investimento em educação. É curioso, mas o governo precisa e quer gastar esse dinheiro, anunciou compra de uniformes e o aumento para os professores. Os 25% de gasto com educação garantem a certidão que o Estado precisa no Tesouro Nacional para buscar ou renegociar empréstimos nas principais agências de financiamento.

Leia mais:

Tribunal de Contas de SC suspende reajuste a servidores, mas sem devolução do dinheiro

A repercussão em SC da medida que pode baixar preço da passagem de ônibus

O temor da fuga de empresas de SC ao PR

O que muda na despoluição da Beira-Mar Norte com a marina de Florianópolis

Bares e restaurantes de SC querem usar modelo europeu para reduzir distância entre as mesa

Hospital de SC tem dois dias para reabrir 100% leitos de UTI Covid-19

Decisão do STF impede demolição de 150 casas em São José