O programa Condomínio Legal da Rádio CBN Diário deste sábado (14) explicou a relação custo benefício da instalação das placas fotovoltaicas. Alternativa sustentável, ecologicamente correta e limpa, a conhecida energia solar promete trazer economia aos consumidores.

Continua depois da publicidade

> Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O tema ganha importância na medida em que o Brasil enfrenta uma crise hídrica, com chuvas abaixo da média, o que encarece a “conta de luz”.

Dados da Associação Brasileira de Energia Solar Fotovoltaica (Absolar), apontam Santa Catarina como o oitavo no ranking de geração distribuída de Energia Solar, responsável por 4% da potência instalada (MW). Ainda segundo a associação, o mercado de energia fotovoltaica no país gerou mais de 275 mil novos empregos, mais de R$13.8 bilhões em tributos e evitou que cerca de 10 milhões de toneladas de CO2 fossem expelidas na atmosfera, gás que contribui para o efeito estufa.

>Delegados de SC estudam ir à justiça contra reforma da previdência

Continua depois da publicidade

O aumento dos preços da energia elétrica tem relação com o maior acionamento das usinas termelétricas (mais caras) para suprir uma queda de geração das usinas hidrelétricas.

O Condomínio Legal tratou do assunto, ouça:

Leia Mais:

Busto de Hitler e suástica nazista somem de loja em SC após denúncia de turista; polícia investiga o caso

Doria reforça discurso da terceira via: “Não sou esquerda nem direita”

Voto impresso: veja como funciona e entenda a polêmica

Discussão sobre linguagem neutra não é prioridade

Homem é morto após se negar a usar máscara em mercado de Palhoça