A Arteris tem uma estratégia para conseguir liberar o trânsito do Contorno Viário da Grande Florianópolis, em dezembro de 2023, mesmo sem ter concluído os trabalhos. O diretor de Operações Sul da concessionária, César Ribas Sass, afirmou nesta terça-feira (11), na Fiesc, que existe a possibilidade de liberar o fluxo e deixar as obras restantes para 2024.
Continua depois da publicidade
Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
— Eu sempre comentei nas minhas palestras e entrevistas sobre o contorno que os 100% não iríamos entregar em dezembro mas a ideia era que a gente entregasse a fluxo, conforme a terceira faixa da BR-101, e os demais itens complementares a gente ia executando, como por exemplo…nós já estamos em fase de defesa metálica, barreira…já iniciamos a implementação da sinalização vertical…iniciamos a instalação das placas, e os demais itens, como a parte de automação dos túneis..mas nada impede que se faça de forma manual — afirmou Saas.
O inspetor da Polícia Rodoviária Federal (PRF) Alexandre Castilho, em conversa com a coluna, disse que a questão de engenharia é de responsabilidade da ANTT e que a PRF só analisa as condições de segurança da estrada a partir da liberação do tráfego.
A assessoria de imprensa da Arteris informou que as obras que ficarão para depois da liberação do trânsito no contorno não irão comprometer a segurança da estrada (plantação de grama, finalização de obras de drenagem e tudo mais que seja fora das faixas de rolamento).
Continua depois da publicidade
Um estudo encomendado pela Fiesc e divulgado nesta terça-feira (11) vê a possibilidade de conclusão das obras até dezembro de 2023 como “improvável” e projeta o término dos trabalhos para até julho de 2024.
Nova empreiteira
Em até duas semanas a nova empreiteira deverá ser anunciada para retomar os trabalhos no trecho Sul após a saída da Azevedo Travassos Infraestrutura. A ideia é utilizar uma empresa que já atue no Contorno. Segundo apurou o repórter da CBN Floripa, Zé Maia, a NeoVia, que já atua no trecho intermediário, deverá ampliar o contrato e assumir também a obra do túnel 3 e a interseção da BR-101 e BR-282.
Leia Mais:
Acafe prefere exigência de vacina a exame toxicológico no Universidade Gratuita de SC
Contorno da Grande Florianópolis vai atrasar e conclusão em 2023 é “improvável”
Hospital Universitário em Florianópolis tem verba para funcionar só até setembro
Com emendas bilionárias e cargos, reforma tributária foi exemplo de política real
Com dinheiro e sem projeto, BR-282 aguarda solução para iniciar obras