Santa Catarina tem excelência na produção de mel de qualidade. Os produtores, entretanto, estão convivendo com a concorrência desleal. No último ano, mais de 20 marcas de mel foram identificadas como fraudulentas. É o chamado “mel falsificado”.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
Giulia Fabrin Scussel, engenheira agrônoma e coordenadora da Feira do Mel, que termina neste sábado (11) em Florianópolis, explica que os fraudadores utilizam rótulos, serviço de inspeção federal (SIF) e registro do Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) clonados.
Mel de SC já foi considerado o melhor do mundo por seis vezes
Dylan Thomas Telles, engenheiro agrônomo e técnico de campo do Serviço Nacional de Aprendizagem Nacional (Senar), informa que os falsificadores utilizam o amido de milho invertido no produto fake, e que o consumidor deve procurar os produtos com o selo de inspeção. É uma forma de garantia, embora exista o problema do clone das embalagens e rótulos.
Continua depois da publicidade
Há um trabalho muito sério em Santa Catarina e que envolve apicultores, Epagri, Cidasc, Sebrae, Senar e UFSC. O mel de Santa Catarina já recebeu o prêmio de melhor do mundo por seis vezes, mais uma prova de sua excelente qualidade.
Neste sentido, é fundamental que haja um trabalho de investigação para identificar e punir quem vende mel falsificado no estado e pratica a concorrência desleal.
Proteger o lindo trabalho feito em Santa Catarina pelos produtores de mel é o que mais importa e, claro, oferecer ao consumidor o direito de comer por aquilo que efetivamente está pagando.
Teste
Para identificar o mel adulterado é possível fazer um teste em casa. É preciso misturar uma colher de mel com um pouco de água e algumas gotas de iodo. Se a mistura resultar em um tom escuro, a indicação é de que se trata de mel adulterado com farinha ou amido.
Continua depois da publicidade
Leia Mais
Cemitérios terão ações especiais no Dia das Mães
Craque de título histórico do Grêmio doa 500 mil litros de água para o RS
Gigante do varejo de SC doa colchões aos gaúchos vítimas da enchente