O setor da construção civil foi duramente afetado pela crise provocada pela pandemia do novo coronavírus. Nesse contexto, empresas, construtores e consumidores procuram soluções para os seus projetos que contemplem redução de custos. O programa Condomínio Legal da Rádio CBN Diário discutiu o assunto. A energia solar é uma dessas soluções. A geração de energia fotovoltaica é ecologicamente sustentável e traz um retorno financeiro no médio prazo.

Continua depois da publicidade

>Tecnologia traz soluções para construção civil e mercado imobiliário de SC

“Esse sistema possibilita termos eletricidade a partir de uma fonte inesgotável de energia – o sol – praticamente sem custo de produção e sem impacto ambiental. Ao mesmo tempo, o excesso de produção não consumido durante o dia é injetado no sistema de distribuição, o que diminui a fatura mensal de energia e impacta positivamente nos gastos do condomínio”, explica o engenheiro George Vandresen, gerente técnico da Dimas Construções.

>Rio Vermelho e Ingleses têm o maior número de ações por ocupação irregular em Florianópolis

Baixo Custo

Continua depois da publicidade

O empresário Renato Las Casas acredita que o momento é de usar a tecnologia a favor do modelo de negócio. “Por meio de tecnologias como o big data, por exemplo, é possível identificar em quais regiões o mercado está mais aquecido, quais as principais demandas do setor, entre outros dados que podem ajudar gestores a traçar estratégias assertivas”, explica.

>Coronavírus: SC soma 247 casos e governo libera atividades da construção civil

Ele defende a técnica do lean construction – construção enxuta -, que leva em consideração a sustentabilidade para evitar desperdícios de matéria prima, tempo e dinheiro. “Aumentar a produtividade, enquanto melhoramos a qualidade das entregas e geramos mais eficiência na rotina e na segurança da obra, são alguns dos principais benefícios desse formato de trabalho. Sem esquecer, é claro, das inúmeras vantagens para o meio ambiente – ainda mais relevantes neste contexto atual”, comenta o empresário.

Ele explica, também, o que são revestimentos sustentáveis, que segundo ele, reduzem os custos da obra.

Confira no programa Condomínio Legal: