O eleitor de Florianópolis perde quando, no lugar dos problemas reais da cidade e que afetam a vida do cidadão, a baixaria toma conta da disputa eleitoral. Com a definição dos candidatos, já era de se esperar que houvesse uma discussão saudável sobre como resolver a crise de mobilidade urbana da capital e a sua deficiência em saneamento básico.
Continua depois da publicidade
Entre na comunidade exclusiva de colunistas do NSC Total
É preocupante que a baixaria ocupe esse espaço. O eleitor espera que o debate seja sobre projetos e ideias, algo propositivo para a gestão administrativa da cidade. É isso que deveria nortear a decisão do voto.
Gemidão do WhatsApp, gritos de ladrão e sirene de polícia misturando figuras públicas que estão envolvidas na disputa eleitoral em Florianópolis. A baixaria eleitoral já tomou conta da internet, em vídeos curtos e produzidos – que já circulam pelas redes sociais.
Algumas produções não são novas, já até foram utilizadas na eleição passada, mas passaram a ser mais compartilhadas no último fim de semana. Outras passaram por um processo de edição adaptado ao cenário de outubro de 2024.
Continua depois da publicidade
Na política do Século XXI e da velocidade das redes sociais, trata-se de um fenômeno que pode trazer forte impacto na percepção do eleitor.
Entretanto, seria melhor para a cidade se os verdadeiros desafios do município é que estivessem em um debate maduro, tais como saúde, educação, segurança, mobilidade urbana e saneamento.
TRE
Segundo o Tribunal Regional Eleitoral (TRE) não há, ainda, nenhuma ação protocolada no órgão sobre o assunto.
Mesmo assim, há a preocupação com a Inteligência Artificial (AI) que “pode produzir desinformação”.
Se o objeto da desinformação for a Justiça Eleitoral ou a integridade do sistema de votação, o TRE-SC possui um comitê de combate à desinformação com objetivo de mapear e coibir a propagação de notícias falsas. No caso do embate entre candidatos, as resoluções e o código eleitoral dão as normas e a representação judicial é uma prerrogativa dos candidatos/partidos.
Continua depois da publicidade