O fim da greve dos servidores da Comcap é um bem para a cidade e uma vitória política do prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro. O ganho político ficou marcado nas bases em que se deu o fim da paralisação que já atormentava os moradores da cidade e trazia risco sanitário ao município.
Continua depois da publicidade
> Receba notícias de Florianópolis por WhatsApp
O acordo prevê o pagamento de multa pelo Sintrasem de R$ 100 mil, compensação dos dias de greve com hora extra e, também, não haverá demissões na companhia. Neste aspecto, vitória também para os trabalhadores que não correm o risco de perderem o emprego e também houve redução no valor da multa.
O prefeito da Capital conseguiu a aprovação, na semana passada, de um projeto de lei (PL) espinhoso que acaba, como ele mesmo diz, com os “super privilégios” da Comcap. O PL deixa os funcionários da autarquia em condições isonômicas aos demais servidores públicos municipais.
A Comcap presta um serviço de excelência, tanto de limpeza urbana como de recolhimento de resíduos. A economia esperada de R$ 20 milhões por ano com o PL aprovado só será boa para a cidade caso seja mantida a qualidade do serviço. E, ainda, se esse recurso que irá sobrar for revertido em políticas públicas para todos os moradores da cidade, como mais vagas em creches, por exemplo.
Continua depois da publicidade
A vitória política de Gean Loureiro precisa se confirmar, também, numa vitória para a cidade.
A vitória contábil precisa se consolidar em ganho para a sociedade.
Leia mais:
MP pede abertura de inquérito contra Sintrasem por greve da Comcap
Entenda o projeto que altera benefícios de servidores da Comcap