A secretaria de Saúde (SC) prepara um mutirão de cirurgias eletivas para reduzir a fila que cresceu 60% durante a pandemia do novo coronavírus. Atualmente, são mais de 100 mil pacientes que aguardam pelo procedimento. A lista histórica é de 63 mil pessoas, mas esta aumentou 60% na pandemia, com o ingresso de 40 mil pessoas.
Continua depois da publicidade
Receba as principais informações de Santa Catarina pelo Whatsapp
Segundo o secretário da pasta, André Motta Ribeiro, será realizado um mutirão de cirurgias eletivas a partir de novembro. “Serão 18 meses em seis. A ideia é realizar 40 mil procedimentos, que é justamente o número que subiu durante a pandemia quando os hospitais suspenderam as eletivas e estavam focados e estruturados no atendimento Covid-19”, explicou o secretário.
Não serão contempladas, necessariamente, as 40 mil pessoas que ingressaram com a solicitação no período da pandemia. Será feito o resgate histórico cruzando os dados com a lista das prioridades.
As cirurgias eletivas foram retomadas no dia 13 de maio. Os procedimentos devem ocorrer tanto nos hospitais da administração direta como também nos hospitais filantrópicos.
Continua depois da publicidade
Leia Mais:
População da Grande Florianópolis cresce o dobro da média nacional e liga sinal de alerta
Possibilidade de mudança no Contorno Viário gera preocupação
SC Mais Renda tem suspeita de fraude envolvendo 2,3 mil pessoas