O CentroSul, maior centro de convenções de Florianópolis, está pequeno para receber grandes eventos. Na última semana, o Startup Summit foi um sucesso. Não dá pra dizer que ficou apertado, mas no limite da capacidade de carga.

Continua depois da publicidade

Pessoas sem renda são maioria no restaurante popular em Florianópolis

Receba as principais notícias de Santa Catarina pelo Whatsapp

O Sebrae, que organiza a iniciativa, informou que gostaria de fazer em 2023 ainda maior, mas, para isso, o CentroSul precisaria “crescer”. 

A solução está em repetir o que já faz o RD Summit, outro megaevento, que utiliza estruturas provisórias de lona para ampliar a capacidade do local. É a solução “puxadinho”, que deverá ser a opção caso o Startup Summit quiser crescer também.

Continua depois da publicidade

Leonardo Vieira, gerente comercial do CentroSul, em conversas com a coluna, explica que, de fato, se o espaço fosse maior, teríamos condições de ampliar e receber grandes eventos. Entretanto, o executivo diz que o investimento precisa “se pagar” e que atualmente Florianópolis tem apenas dois grandes eventos no local: o RD Summit e o Startup Summit.

O presidente da Câmara Empresarial de Turismo da Fecomércio, Marco Aurélio Floriani lamenta o cenário atual.

— Os eventos cresceram, a população cresceu e o espaço continua o mesmo e infelizmente não teve nenhuma ampliação. Precisamos de novos investimentos nessa área e equipamentos maiores. Nós perdemos eventos por causa disso. Perdemos alguns eventos importantes porque a cidade não comporta — explica.

RD Summit e a solução
RD Summit e a solução “puxadinho” (Foto: RD / Divulgação)

O presidente da Associação Brasileira dos Produtores de Eventos (Abrape), Doreni Caramori Jr, acredita que o setor turístico precisa participar dessa discussão.

Continua depois da publicidade

— Não há dúvida de que prover equipamentos de melhor qualidade é uma forma de trazer eventos de maior porte, contudo, precisa trabalhar com o trade para que se construa equipamentos que atendam a demanda da cidade — disse o empresário.

Na Grande Florianópolis, existem, ainda, dois elefantes brancos. O Centro de Eventos Luiz Henrique da Silveira, em Canavieiras; e o Centro de Eventos de São José. Ambos, subaproveitados e ociosos. 

Leia mais:

Novo Centro Histórico de Florianópolis terá menos asfalto e mais paralelepípedo; veja fotos

Praça dos “sonhos” em Florianópolis engavetada há 12 anos pode sair da maquete via parceria privada

Continua depois da publicidade