Repercutiu na Alesc a informação trazida pela coluna, na última terça-feira (19), de que a capital estadual do Pinhão, Lages, está fora do Mapa do Turismo Brasileiro. Para estar no Mapa, as prefeituras precisam encaminhar toda documentação ao Ministério do Turismo e ter uma governança local do setor.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
O deputado estadual Lucas Neves (Podemos) reuniu-se, na última quarta-feira (20), com Luciano Boico, coordenador regional da Embratur, para discutir a ausência da cidade no Mapa. Lages é o maior município da Serra e sede da tradicional Festa do Pinhão, uma das maiores festas regionais de Santa Catarina.
Desde 30 de dezembro de 2023, a cidade está fora do programa, o que a impede de receber recursos de políticas públicas para obras de infraestrutura turística, qualificação profissional e promoção dos destinos.
— Solicitei a ele (Luciano Boico) um apoio para acelerar o processo, para que nossa cidade seja incluída no mapa o quanto antes — disse Neves.
Continua depois da publicidade
O deputado conversou, também, com o secretário estadual do Turismo, Evandro Neiva. Acredita-se que o processo burocrático será acelerado. A documentação finalizada pela prefeitura já foi encaminhada pelo Estado para análise do Governo Federal.
A prefeitura de Lages informou que faltava apenas encaminhar a ata da reunião de posse do Conselho Municipal de Turismo, que ocorreu no dia 28 de fevereiro. O documento foi encaminhado no dia 4 de março e o município aguarda a próxima atualização do Mapa para ver seu nome na lista.
Leia Mais
Pró-reitoria da UFSC recomenda retirada de apoio de Editora em lançamento de livro
O que diz o Direto do Campo sobre decisão de despejo de área nobre em Florianópolis