Nos últimos anos, o município de Porto Belo, na Costa Esmeralda, tornou-se um fenômeno do mercado imobiliário brasileiro, atraindo investimentos e investidores de Santa Catarina e de todo o país. Um dos resultados deste protagonismo é a chegada de novas empresas, especialmente, relacionadas à construção civil. Atualmente, a cidade de 27.688 habitantes, segundo o Censo 2022, tem cerca de 200 construtoras e muitas delas vindas de outros municípios catarinenses e até de outros estados.
Continua depois da publicidade
Receba as notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp
Como é o caso da Conrado Empreendimentos. Natural de Guarapuava, no Paraná, com 27 anos de história, a construtora já entregou mais de 2.350 unidades. Desde 2019 chegou também em Santa Catarina, mais especificamente em Porto Belo e Itapema.
A construtora conta atualmente com quatro empreendimentos nas cidades, sendo três em Porto Belo.
De acordo com o diretor-executivo SC da Conrado Empreendimentos, Peryclis Conrado, Porto Belo foi escolhida por vários fatores como as belezas naturais, a proximidade dos grandes centros, a alteração, em 2020, do Plano Diretor que trouxe mais segurança, melhorando o potencial construtivo do município e o aprimoramento da infraestrutura da cidade por meio de parceria público-privada inédita.
Continua depois da publicidade
— Além de todas as características naturais e geográficas, a expectativa de crescimento é grande devido também à parceria público-privada, liderada pela ACIP, da qual faço parte. Este modelo de gestão vem resultando em melhorias na cidade como a construção do molhe do Rio Perequê e a viabilização do alfandegamento para a chegada de cruzeiros internacionais. Isso tudo faz com que seja mais seguro investir na região e no município — ressalta Peryclis Conrado.
A ACIP, Associação de Construtoras e Incorporadoras de Porto Belo, entidade privada sem fins lucrativos, foi fundada em 2019 com o objetivo de, mais do que representar as empresas do setor, contribuir com o poder público para a construção de uma cidade planejada e ordenada e melhor para todos.
Trata-se de um modelo interessante de investimento na infraestrutura tão necessária e que, muitas vezes, o Poder Público não dispõe dos recursos. Usar a verba via compensações do setor formal da construção civil é uma boa possibilidade, desde que feito de forma transparente e técnica.
Continua depois da publicidade
Desde a criação, a ACIP atua com a elaboração de estudos e iniciativas que visam a melhoria da infraestrutura e o desenvolvimento da cidade. Do projeto à execução, as obras propostas são custeadas pelos associados, com recursos oriundos de outorgas pagas ao município.
Atualmente, 45 empresas fazem parte da associação. Destas, a maioria foi fundada em Santa Catarina, mas há construtoras que foram criadas no Rio Grande do Sul, Paraná, Brasília, e outras que os sócios são naturais de outros estados como de Minas Gerais.
Consultoria para construtoras
A chegada de novas construtoras na cidade é tão grande que a imobiliária Arkidá Gestão de Investimento oferece consultoria especializada para inserção de incorporadoras no mercado de Porto Belo e Itapema – denominada de Viabilizze.
O foco da consultoria é facilitar a entrada de incorporadoras no novo mercado.
Uma das empresas que ingressaram na região da Costa Esmeralda é a Lumma Construtora. Com 16 anos de história, tem clientes hoje em 15 estados brasileiros e em 18 países, tem forte atuação na Grande Florianópolis.
Continua depois da publicidade
Leia Mais:
Governo de SC tem plano para permutar imóveis do Estado em áreas nobres
Pomerode serve de inspiração para outras cidades no país
Valor do condomínio em Florianópolis dispara e supera Sul e Sudeste; veja bairros mais caros