Pomerode se tornou o destino turístico do Brasil com mais atrativos reconhecidos como sustentáveis. Seis empresas da cidade receberam, neste mês de dezembro, o selo internacional Good Travel Seal, da fundação holandesa Green Destinations. O número de certificados já supera o da Praia da Pipa (RN), que tem cinco, e deve aumentar nas próximas semanas.
Continua depois da publicidade
NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp
Para alcançar a certificação, empresas de Pomerode participaram de um extenso treinamento ministrado por consultores da organização. Foram cinco meses de encontros, entre fevereiro e julho, e mais de 40 horas de conteúdo sobre tópicos como acessibilidade, eficiência energética e clima, gestão de resíduos, água, poluição e incômodo, natureza, patrimônio cultural, e alimentos e bebidas.
Atrações reconhecidas pelo Green Destinations em Pomerode
Participaram do curso cerca de 30 negócios turísticos de Pomerode, como parques, hospedagens, restaurantes, fábricas e lojas de artesanato. Até o momento, conquistaram o Selo Ouro, o tour de fábrica da Nugali Chocolates e o Parque de Experiências Vila Encantada. O Selo Prata foi concedido à pousada Casa Wachholz, ao passeio histórico-cultural pela Casa Siewert e ao restaurante La Spezia. O Emporium Kekshaus recebeu o Selo Bronze.
Continua depois da publicidade
Rota do Enxaimel
Em março deste ano, a Rota do Enxaimel, em Pomerode, já havia sido certificada como um dos destinos turísticos mais sustentáveis do mundo pela Green Destinations. O selo para o roteiro, que preserva 50 casas enxaimel e as características de um bairro tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), foi na categoria Prata.
Em outubro, a Rota também foi incluída na lista das 100 melhores iniciativas de turismo sustentável do mundo (Top 100 Good Practice Stories), elaborada pela Green Destinations. O destino passou por uma avaliação rigorosa em que foram analisados 15 critérios essenciais de sustentabilidade.
O prêmio aos Top 100 será entregue nesta semana, durante a Conferência Global da Green Destinations, em Punta Arenas, no Sul do Chile.
A Associação Rota do Enxaimel será representada pela tesoureira da entidade, Lu Oliveira.
O presidente do Conselho Municipal de Turismo de Pomerode, Ivan Blumenschein, será um dos palestrantes do evento internacional. Ele vai apresentar o case da Rota do Enxaimel na quinta-feira (12).
Continua depois da publicidade
Importância
As práticas que representam respeito à história, ao meio ambiente e à comunidade local, baseadas no tripé ecológico, econômico e social são fundamentais para a sustentabilidade do negócio turismo de longo prazo. E há um público consumidor cada vez mais exigente, como o turista, que valoriza tais ações. Pomerode está no caminho certo.
Leia Mais
Família que lidera o setor de hortifruti em Florianópolis abre unidade em São José
Após pressão, Orvino recua na proposta que dobra taxa de lixo em São José
Placa em praia famosa de Florianópolis ameaça usuários de drogas com “bambu”
Fotos revelam projeto Costão Estaleirinho em Balneário Camboriú