A Rota do Enxaimel, em Pomerode (SC), foi premiada nesta quarta-feira (6) como um dos destinos mais sustentáveis do mundo. O anúncio da certificação de Gestão Sustentável concedida pela organização Green Destinations ocorreu durante a maior feira de turismo do mundo, a Internationale Tourismus-Börse Berlin (ITB), em Berlim, Alemanha. O selo, na categoria prata, reconhece a excelência em sustentabilidade e auxilia no desenvolvimento turístico do destino e dos estabelecimentos associados. 

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

Receberam a certificação o presidente da Associação Rota do Enxaimel, Rogério Siewert, e o vice, Ivan Blumenschein. Além da Rota do Enxaimel, outros três destinos do Brasil foram certificados neste ano: Fernando de Noronha (PE), que conquistou bronze, Tibau do Sul e São Miguel do Gostoso (RN), que renovaram a certificação e levaram prata e bronze, respectivamente.

Fotos encantadoras de Pomerode

A Rota do Enxaimel atingiu 70% dos critérios ambientais, socioeconômicos e culturais

Continua depois da publicidade

estabelecidos pelo Green Destinations. O prêmio reconhece ainda os esforços do destino para pensar de maneira sustentável o turismo a longo prazo, garantindo a conservação da natureza e do patrimônio, a gestão de resíduos, o uso da energia e o combate às mudanças climáticas. Para Blumenschein, o reconhecimento traz responsabilidades futuras:

-– O bairro mantém tradições de cultivar a própria horta, aproveitar os restos de alimentos para os animais e o esterco para adubo, e tantas outras que se encaixam plenamente no conceito de sustentabilidade. Além disso, o tombamento pelo IPHAN, ao salvaguardar o patrimônio histórico e paisagístico, também protege os rios, florestas e animais. Por isso essa certificação faz tanto sentido.

A Associação Rota do Enxaimel foi criada em julho de 2021 e reúne mais de 30 associados, entre empreendedores e artesãos. Desde então, tem como objetivo preservar a história dos imigrantes alemães, manter viva a cultura e agricultura locais e estruturar o bairro como atrativo turístico em Pomerode. A partir de treinamentos com os associados e desenvolvimento de ferramentas de divulgação multiplicou o fluxo de turistas.

O próximo objetivo da associação é qualificar as empresas da Rota do Enxaimel para certificá-las com o selo Green – Good Travel Seal. O selo é concedido aos negócios ligados ao turismo pelo compromisso com a gestão ambiental, responsabilidade social, saúde e segurança. 

Continua depois da publicidade

Trabalho

A conquista do reconhecimento internacional não foi obra do acaso. É resultado de trabalho, planejamento estratégico e de se saber onde se quer chegar em Pomerode. A cidade melhorou a infraestrutura, os acessos, a sinalização e a estrada da Rota. Criou, ainda, inúmeros produtos e atrações no local. Um exemplo a ser seguido. 

A cidade mais alemã do Brasil é um exemplo para o país na área econômica, turística, serviços públicos de qualidade e de acolhimento aos novos moradores.

Na primeira vez que fui à cidade, a Rota do Enxaimel ainda era de chão batido, de terra. Hoje, com lajotas, está um brinco. A infraestrutura alavanca o desenvolvimento com a atração de novos negócios: turismo rural, padarias, restaurantes, artesanatos e aventura se multiplicam no trajeto que concentra a maior quantidade de casas nesse modelo de construção fora da Alemanha.

Leia Mais

A aposta que promete “bombar” no mercado imobiliário de SC

Padaria que fez história em Florianópolis fecha as portas

Definido traçado de obra em SC que une Luciano Hang e Lula