Um novo investimento bilionário está previsto para uma das principais regiões de condomínios logísticos do país. Araquari, em Santa Catarina, recebeu recentemente uma comitiva chinesa composta por representantes de grandes empresas e investidores para discutir um mega complexo em torno de 13 bilhões de dólares que incluirá aeroporto privado, hotéis e complexo logístico.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

Além do projeto do Complexo Multimodal de Araquari, a região que concentra importantes indústrias como a montadora da BMW e é portal de entrada e saída de mercadorias entre as regiões sul e sudeste, deve atrair novos investimentos e passar por expansão significativa nos próximos anos conforme previsão da Sort Investimentos, referência no país em negócios e transações imobiliárias de galpões e condomínios logísticos, um segmento que vem crescendo exponencialmente no Brasil, especialmente impulsionado pelo avanço do e-commerce e atraindo a atenção de investidores em razão da alta demanda e valorização. 

Reflexos no desenvolvimento do mercado logístico 

O mercado de galpões logísticos no Brasil tem mostrado um crescimento expressivo nos últimos anos. Segundo dados da Associação Brasileira de Logística (ABRALOG), a demanda por espaços logísticos aumentou cerca de 30% nos últimos dois anos, refletindo o boom do comércio eletrônico. Especialmente na região do litoral norte catarinense, como em Araquari, a demanda praticamente dobrou em relação à média nacional conforme estudos da Sort Investimentos, que negociou mais de R$ 70 milhões em galpões logísticos na cidade no último trimestre.

Galpões logísticos em alta

Continua depois da publicidade

 “Com a pandemia, consumidores migraram para as compras online e essa tendência se consolidou e vem aumentando rapidamente, criando uma necessidade urgente por infraestrutura adequada para armazenamento e distribuição de produtos”, explica o CEO da empresa, Renato Monteiro.

A localização de Araquari é um fator estratégico. A cidade está próxima a importantes polos industriais e às regiões com os maiores PIBs do país, Joinville e Itajaí. Essa proximidade com centros produtivos e a acessibilidade a regiões portuárias, como os portos de São Francisco do Sul e de Itajaí, coloca Araquari em uma posição privilegiada no cenário logístico brasileiro. Além disso, a cidade próxima, Itajaí, é o principal complexo logístico do Brasil, que concentra uma vasta rede de distribuição e transporte. 

Leia Mais

Senado aprova projeto que garante mais de 20 mil empregos em SC

Cidade de SC supera praia do Nordeste como destino turístico sustentável

Família que lidera o setor de hortifruti em Florianópolis abre unidade em São Jo