Lages está fora do Mapa do Turismo Brasileiro. A maior cidade da Serra Catarinense e sede da tradicional Festa do Pinhão aguarda a atualização dos dados no Ministério do Turismo. Lages é a Capital Estadual do Pinhão.

Continua depois da publicidade

NSC Total lança comunidade exclusiva de Colunistas no WhatsApp

O Mapa é importante pois através dele ocorre, também, a divulgação do turismo no país. Além disso, as cidades ficam habilitadas a receber recursos da política pública do Governo Federal ao turismo, investimentos em obras de infraestrutura e oferta de cursos de qualificação profissional. 

O Governo catarinense irá reforçar em suas plataformas, a partir desta quarta-feira (20), para que algumas prefeituras façam o recadastro necessário a partir de abril. 

Atualmente, são 171 cidades catarinenses no Mapa do Turismo. O número é considerado positivo por professores de turismo com os quais a coluna conversou. Não é toda a cidade que possui vocação para a área. Nesta linha, o número é razoável.

Continua depois da publicidade

Mas Lages estar de fora, convenhamos, não faz sentido. Cabe à prefeitura encaminhar a documentação e fazer o pedido. 

O que diz a prefeitura

A prefeitura de Lages disse que espera a próxima atualização por parte do Ministério do Turismo para ver o seu nome na lista. Diz que todos os documentos e informações solicitados pelo Ministério do Turismo foram entregues, somente faltava a ata de reunião do Conselho Municipal que foi realizada dia 28 de fevereiro e foi encaminhada ao Ministério no dia 4 de março. 

Leia Mais

Atentado e vandalismo exigem respostas; Florianópolis não pode mais ficar refém de greves