O 3° abraço simbólico na foz do Rio Capivari, nos Ingleses, previsto para esta segunda-feira(11), foi adiado em função da chuva. A informação é do presidente da Associação dos Amigos dos Ingleses, Ciro Limas. A comunidade está revoltada com a poluição no rio que vem se agravando a cada ano que passa. O problema maior é a ligação irregular de esgoto e lançamento direto no rio. A responsabilidade da fiscalização é da prefeitura de Florianópolis, que promete aumentar combate às irregularidades. Semana passada, o prefeito Gean Loureiro criticou a Casan pelo atraso na obra da estação de tratamento de esgoto no bairro e ameaçou romper o contrato com a estatal. Exigiu, ainda, a construção de uma Unidade de Recuperação Ambiental no Rio Capivari, como foi feito na Rio do Braz, em Canasvieiras.
Continua depois da publicidade
Importante ressaltar que existe um contrato entre prefeitura e Casan. A verdade é que não conhecemos, talvez até por preguiça, o teor desse contrato. O que ele estabelece? Quais as metas?
Fundamental que prefeitura, entidades, contribuintes, imprensa e Câmara de Vereadores saibam quais as metas do contrato para que possam acompanhar e exigir os investimentos necessários.
Não dá pra esquecer que, muitas vezes, há dinheiro disponível e a Casan não consegue fazer a obra por resistência local, como no Sul da Ilha.
Continua depois da publicidade