O crescimento populacional de Florianópolis, apontado pelo Censo 2022, é o sinal claro do acerto da aprovação no novo Plano Diretor (PD). A capital foi a cidade de Santa Catarina que mais ganhou moradores nos últimos 12 anos, conforme indicam os resultados finais do trabalho do IBGE, divulgados nesta quarta-feira (28).

Continua depois da publicidade

Receba notícias de Santa Catarina pelo WhatsApp

Atualmente, Florianópolis não possui nenhum empreendimento imobiliário de habitações populares. O Censo mostra que há o perfil de migrantes haitianos, venezuelanos e brasileiros do norte e nordeste, de baixa renda, que procuram a capital em busca de oportunidades e da qualidade de vida. 

O novo PD cria incentivos para a construção e viabilização econômica de empreendimentos de moradia social. A medida é fundamental: traz qualidade de vida e dignidade aos trabalhadores, que ficam mais próximos do emprego, e coloca a cidade na legalidade, em contraponto aos loteamentos e construções irregulares, que dificultam o planejamento urbano e comprometem os serviços públicos.

O município passou a ter 537.213 habitantes, 115.973 a mais (+27,53%) do que o volume identificado na pesquisa anterior, de 2010. Esse foi também o sétimo maior aumento populacional em números absolutos do país todo.

Continua depois da publicidade

Leia Mais:

Santa Catarina terá mais pedágios com novas concessões de estradas

Escolas públicas de SC podem ter gestão privada, mas parte pedagógica fica de fora

Transporte gratuito em Florianópolis une direita e esquerda

FOTOS: Novo terminal Rita Maria em Florianópolis terá praça de alimentação e reúso de água